
"Esta é a historia de um menino que tinha muito mal carácter. Seu pai deu para ele uma sacola de pregos e lhe disse que cada vez que perdera a paciência, deveria pregar um prego atrás duma porta. O primeiro dia, o menino pregou 37 pregos atrás da porta.
As semanas que seguiram, na medida que ele aprendia a controlar seu génio, pregava cada vez menos. Descobriu que era mais fácil controlar seu génio que pregar pregos atrás da porta.
Chegou o dia em que conseguiu controlar seu carácter durante o dia todo. Depois de informar a seu pai, este lhe sugeriu que retirara um prego por cada dia que alcançara controlar seu carácter. Os dias passaram e o jovem anunciou a seu pai que não ficavam mais pregos para retirar da porta...
Seu pai tomou da mão seu filho e o levou até a porta. Lhe disse: "Tem trabalhado duro, filho meu, mas olha todos esses buracos na porta. Nunca mais será a mesma porta. Cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exactamente como as que aqui vê".
Você pode insultar alguém e retirar o dito, mas o modo como foi falado o desbastará e a cicatriz perdurará para sempre. Uma ofensa verbal é tão prejudicial como uma ofensa física.
Os amigos são em verdade uma jóia rara. Eles lhe fazem rir e animam para ter êxito.
Eles emprestam tudo, compartilham palavras de elogio e sempre quer nos abrir seus corações.
Por favor, me perdoa se alguma vez deixei uma cicatriz em sua porta.".
Postagem de Metafisica sede central.